Curso Integral de Fotografia - Capítulo 012 - Identificando objetivas

Identificando uma objetiva zoom

Toda objetiva possui informações gravadas em seu corpo que orientam o fotógrafo quanto às suas características. Alguns dados são padronizados, enquanto outros são específicos do fabricante. Estes dados são sempre informados nos manuais e catálogos, servindo como referência sobre os recursos presentes naquele modelo. Vamos tomar como exemplo uma objetiva de uso geral da Nikon, uma Nikkor 28-300. Em seu corpo há a seguinte inscrição:



Esta leitura indica que:

- Trata-se de uma objetiva situada entre "Angular" (18mm) e "Teleobjetiva)" (300mm), portanto de uso amplo, adequada para paisagens, retratos a curta distância e enquadramentos distantes.

- Por ser uma "zoom" de nível amador, as aberturas máximas não atingem valores que a classificariam como um equipamento de boa luminosidade. As objetivas profissionais permitem ampla abertura do diafragma em todas as posições do zoom.

Outro exemplo, uma "zoom" profissional. Dessa vez, uma Canon 70-200:



Esta leitura indica que:

- Trata-se de uma objetiva situada entre "Meia-tele" (70mm) e "Tele" (200mm), portanto, adequada para closes, retratos a meia distância e motivos onde não é possível manter curta aproximação, como fotografia de animais na Natureza.

- Sua máxima abertura de diafragma permanece a mesma em qualquer posição do zoom, sempre permitindo a máxima entrada de luz. Este recurso é essencial na fotografia profissional, e é possível, em parte, por conta da maior área da captação de luz, o que exige elementos maiores e de produção mais dispendiosa.

Identificando uma objetiva fixa, ou "prime"

Essas objetivas não possuem zoom, e normalmente permitem aberturas de diafragmas bem mais amplas, com maior entrada de luz. Tipicamente possuem maior qualidade de imagem, apresentando maior nitidez, maior contraste e menor aberração cromática. No exemplo abaixo, temos uma Nikon 85mm f/1.4.



Esta leitura indica que:

- Trata-se de uma objetiva "Meia-tele", portanto, adequada para retratos a meia distância

- Sua abertura de diafragma é muito ampla, permitindo a entrada de muita luz. Isso permite que seja utilizada em situações de pouca iluminação.

Terminologia

Todos os fabricantes possuem linhas de objetivas para atender a públicos específicos, seja em preço, seja em tipo de aplicação. Estas linhas podem trazer recursos diversos em seus modelos, e para facilitar a classificação dos equipamentos, os fabricantes definem "códigos" formados por siglas que identificam os recursos presentes.

Estes códigos ficam gravados no corpo da objetiva e são de grande importância para o fotógrafo que quer saber mais sobre seu equipamento. Na tabela abaixo veremos alguns dos recursos mais importantes presentes nas linhas, e as terminologias utilizadas para os representarem.



Entretanto, os fabricantes nem sempre indicam todos os recursos presentes em seus equipamentos, como os "elementos asféricos" nas objetivas da Canon ou "revestimento anti-reflexo" nas Sigma. Para ter uma referência completa dos recursos que uma objetiva traz em si, consulte seus documentos técnicos (manual, data-sheet, etc) ou pesquise os métodos e tecnologias do fabricante nos sites oficiais. Uma ótima fonte de pesquisa são os sites especializados em testes de equipamentos fotográficos, como:

- DPREVIEW.COM
- TOMHOGAN.COM
- DXOMARK.COM