Curso Integral de Fotografia - Composição - Capítulo 002 - Elementos de atração

Elementos de atração


Uma boa fotografia depende de diversas ligações entre seus elementos para que que o receptor se sinta capturado pela cena. Mesmo que o observador não conheça nossos truques, ele sabe - ou sente - que alguma coisa existe naquela foto para lhe agradar tanto, embora não consiga definir exatamente o que seja, na maioria dos casos. Importante é ter em mente de que, na criação da imagem, estas ligações precisam ser deliberadas e conscientes, tal qual um texto que reúne palavras de maneira ordenada para a formação de sentenças lógicas e expressivas. Cada ponto, linha, cor, forma, enfim, cada elemento deve ser calculado e disposto na cena de forma que cause determinado impacto.

O reconhecimento dos códigos visuais aplicados se dá, em maior parte, no inconsciente. Assim, sabendo como são os padrões cognitivos da mente humana, podemos aplicar diversos "truques" para que uma imagem consiga expressar seu conteúdo.

A composição criativa se vale disso. Através de conceitos e algumas "malandragens psicológicas", é possível fazer com que o receptor tenha determinadas sensações ao ver uma foto, independente do motivo fotografado. É possível guiar seus olhos enquanto recebe informações ocultas pela cena, até chegar ao clímax visual que o libera para a interpretação do que viu. Estes elementos podem ser graficamente explícitos ou delicadamente subjetivos. O importante é saber como colocá-los lá, na medida certa, de forma que cumpram o grande objetivo: expressar e comunicar.

Alguns destes elementos cumprem o dever de atrair a atenção de forma consciente ou inconsciente, permitindo a conexão destes com outros elementos, para que, ao final, uma mensagem seja emitida. Chamo estes recursos de elementos de atração. São eles:



O uso destes elementos visuais na composição contribui para a construção do seguimento visual e da fixação da atençao, fazendo com que o transporte de ideias seja mais fluido. Alguns elementos possuem maior importância e força que outros, mas tudo depende da posição onde se encontram e do contexto.