Curso Integral de Fotografia - Composição - Capítulo 008 - Norteio e orientação

Oriente-se, rapaz!


Aprendi um truque com um dos meus alunos de fotografia, o Victor Santos, um ativo professor de fisica também apaixonado por fotografia. Confesso que, antes disso, eu ainda não havia percebido em fotos esta influência tão interessante. É claro que os significados presentes em uma cena sempre me atraíram e fascinaram, mas depois daquele dia, minha visão ficou um pouco mais clara e aberta, e por isso sou muito grato à ele.

Tudo teve origem em uma aula de composição, através de uma simples pergunta: porquê a foto ao lado é tão agradável? Se fizermos uma análise crua e insensível, podemos afirmar que o arco-íris no plano posterior faz um contraponto com a textura escura e sombria das folhas do primeiro plano, evocando conforto.
O posicionamento verticalizado da cena traz dinamismo, fortalecendo a presença do arco-íris. Mas será só isso?

O Victor, sempre atento e de pensamento ágil, declarou: ´´Hudson, você sabe porquê essa foto é tão legal? É porque ela está norteada e orientada!´´. ´Como assim´´, eu perguntei, surpreso pela declaração tão enigmática. E a explicação veio como uma iluminação, algo que, por ser tão simples e verdadeira, não está ao alcance até que alguém nos mostre. Vamos a ela:

O norte


O termo nortear indica, de forma simplista, ´indicar o rumo certo´´. Como metáfora, conhecer a direção do norte nos traz a indicação clara dos caminhos que temos, pois sua identificação determina as outras direções. Uma bússola aponta para o norte e faz com que não nos percamos. Essa é uma direção que, de maneira figurada, consegue nos tirar dos apertos. Portanto, estar norteado significa estar na direção certa, o que nos traz alento e segurança. Se uma imagem tem um claro direcionamento verticalizado ascendente, podemos considerar que ela ´´está norteada´´, trazendo em si toda a força e significados deste conceito.

O oriente


De maneira análoga ao norte, o oriente também indica positividade, pois subjetivamente entendemos que lá é casa do conhecimento e da cultura. É onde o sol ´´nasce primeiro´´; é onde afirmam que se iniciou a nossa evolução intelectual e cultural. Daí o termo orientar: indicar os meios certos para que algo evolua. Estar orientado, portanto, significa ter plena consciência do que fazemos, do que queremos e onde vamos chegar. Se uma imagem direciona o olhar para o lado direito (o lado ´´oriental´´), interpretamos mais facilmente toda a positividade que o conceito da orientação traz.

Hoje, dou mais atenção à este importante detalhe. Nortear e orientar uma imagem realmente a torna mais positiva e interessante. Aconteceu nesta foto, e eu só fui descobrir o motivo algum tempo depois do click. Graças ao professor Victor!