Conheça nossos simuladores!

image Nossos cursos de fotografia e tratamento de imagens contam com um importante aliado para facilitar o aprendizado e garantir que os assuntos tratados na sala de aula sejam realmente fixados pelo aluno: os APLICATIVOS SIMULADORES.

Estes aplicativos são programas 100% desenvolvidos em nosso próprio estúdio com técnicas avançadas de programação. Nosso legado de conhecimento envolve não apenas a fotografia, mas também diversas artes gráficas e criação de software, o que nos permite desenvolver soluções sob-medida para elevar o nível dos cursos através da mistura de tantos recursos e possibilidades.

Estes programas são exclusivos, e estão disponíveis apenas aos nossos alunos. De tempos em tempos novos aplicativos são criados, de acordo com o crescimento natural das nossas propostas de ensino. Conheça abaixo os recursos que temos em operação neste momento!

pic1

Simulador de distância focal I


Este aplicativo-simulador reproduz o funcionamento das objetivas em diversas distâncias focais, mostrando como os sistemas óticos "enxergam" em vários disponíveis no mercado atualmente. Ainda faz o cálculo do "Fator de Corte (Crop)", exibindo as diferenças de ângulo de visão entre os sensores Full-frame, APS Nikon e APS Canon. Seu algoritmo de funcionamento é baseado na fórmula industrial básica usada para resolver os ângulos de visão de objetivas ( a = 2 * ArcTan(di/2) / cf ) , ou seja, simula perfeitamente o mundo real. O aluno pode ver e estudar o comportamento de lentes zoom simplesmente arrastando o slider de controle do aplicativo, variando a distância focal. Para analisar lentes fixas (Primes), basta escolher um entre os vários modelos de objetivas simuladas, na caixa de seleção de objetivas.

pic1

Simulador de distância focal II


Este aplicativo-simulador também reproduz o funcionamento das objetivas em diversas distâncias focais, mas de maneira gráfica. Através das faixas de cores, diversos grupos de objetivas são representados, desde Super-grande-angulares até Super-teleobjetivas. A ênfase deste aplicativo-simulador não está apenas no ângulo do campo de visão de cada distância focal, mas também no resultado obtido, que é visualizado com imagens reais. Esta aplicativo-simulador facilita a compreensão das famílias de objetivas e seus usos típicos.

pic1

Gerador de cores RGB / Simulador da formação da cor na Síntese Aditiva


Este aplicativo-simulador mostra o processo de geração das cores no modelo da Síntese Aditiva, e ainda exibe seus valores convertidos para o ambiente digital através dos sistemas Decimal, Binário e Hexadecimal. Através da variação da intensidade de luz nos canais Red, Green e Blue, usando seus respectivos sliders, todo o espectro de cores possíveis em ambientes RGB de 24 bits são criados na grande janela da direita. Os valores digitais são mostrados logo abaixo, simulando o mapa de bits que a memória da câmera fotográfica ou do computador está processando naquele momento. Este programa ainda gera as simulações para a Síntese Substrativa (Processo CMYK) e Preto-e-branco com escala de cinza. É uma ferramenta fundamental para entender como a câmera "captura" as cores, e como os sistemas digitais as recriam.

pic1

Simulador de ajustes fotográficos / Lei da Reciprocidade


A interatividade deste aplicativo traz ao aluno os relacionamentos entre a luz capturada e os ajustes de diafragma, obturador e sensibilidade. Com o movimento dos sliders, várias combinações são possíveis, permitindo a análise do montante de luz que será capturada. Este sistema é baseado nas antigas cartelas fotográficas, onde folhas de papel-cartão eram movidas umas sobre as outras e janelas cortadas na sua parte frontal mostravam os resultados das combinações. Isso traz uma divertida aura "vintage" à este simulador!

pic1

Simulador dinâmico dos ajustes fotográficos


Este aplicativo-simulador simula o funcionamento dos ajustes da câmera sob várias condições de luz, dando ao aluno a possibilidade de atuar sobre os controles de INTENSIDADE DE LUZ, ABERTURA DO DIAFRAGMA, VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO e SENSIBILIDADE. O sistema ainda simula o fotômetro em modo Matricial, em escalas reais de EV com variações de 1 ponto. Seu uso no curso de fotografia facilita bastante o entendimento do conceito da "Lei da Reciprocidade" e as consequências das combinações dos ajustes, como a profundidade de campo ou o congelamento de movimento. Os sliders são manipulados pelo aluno, que vê em tempo real o comportamento do fotômetro. Este sistema também simula o Modo Automático da câmera, dando sugestões de ajustes.

pic1
pic1

Simulador de degradação da compressão do JPG


Este simulador mostra o resultado das compressões do formato JPEG na imagem. É destinado aos alunos que estão iniciando os estudos dos arquivos RAW. Este sistema aplica sobre uma imagem com delicados degradées os mesmos métodos de compressão "Lossy" do JPEG e exibe os resultados em tempo real, tornando visíveis as típicas faixas provocadas pelo tão temido "banding". Ele mostra também o efeito da compressão e degradação tonal nos canais R, G e B separadamente. Sua construção utilizou algoritmos de efeito de posterização especialmente ajustados para simular os efeitos nocivos do formato JPEG.

pic1

Simulador do conjunto espelho/obturador


Este aplicativo simula o funcionamento do conjunto espelho/obturador, com uma animação em tempo real altamente precisa (de Bulb até 1/250s) que mostra a movimentação do mecanismo de disparo. Ele foi desenvolvido para facilitar o entendimento das minúsculas frações de tempo utilizadas na captura das imagens. O aluno pode alterar a velocidade de disparo da mesma forma como faz na câmera, e a animação reproduz o movimento espelho/obturador na velocidade real, facilitando bastante o entendimento do processo.

O desenvolvimento e melhoria destes simuladores não para nunca. Estamos em constante processo de atualização e criação de novas ferramentas, e usamos as experiências na sala de aula ou nas saídas de campo para detectar novas necessidades. A criação dos programas é 100% própria, garantindo que as soluções criadas sejam realmente eficientes e exclusivas. O objetivo é fazer o ensino fluir com muito mais facilidade e didática.









Se você gostou deste artigo e quer receber novidades diretamente em seu e-mail, assine nossa newsletter e fique atualizado!