Magik Hans: Martin and Mani

image
Copyright ©Hudson Malta

Durante os 7 dias de ação da Brasil Ride 2019, um dos maiores eventos ciclísticos da América Latina, nas trilhas de Arrial d´Ajuda e Guaratinga, BA, tive novamente o prazer de captar o dia-a-dia de uma das melhores equipes mundiais de Mountain Bike (Ciclismo de Montanha), a Cannondale Factory Racing.

Veja o ensaio completo aqui!

Em uma das etapas presenciei um grande momento, onde o massagista britânico Martin Newhill fazia sua mágica acontecer em uma sessão pré-prova com Manuel "Mani" Fumic, campeão alemão. Fotografei a ação a pedido do próprio Martin, tentando manter aquela aura de intenso relaxamento e muita técnica.

Fiquei muito contente pelo pedido do Martin e por ter visto tudo de perto, pois o britânico é um profissional muito reservado e reticente com fotografias enquanto trabalha. Acredito que a nossa conexão e senso de companheirismo foi o grande promotor do seu pedido.

Um dos meus objetivos em ensaios deste nível, com atletas de tal importância, é manter a máxima transparência, profissionalismo e respeito com a equipe, pois eles precisam de um ambiente de profundo foco no que estão fazendo. Este foi um dos momentos mais interessantes que tive na fotografia!

Neste artigo vamos dar uma olhada no métodos de trabalho e escolhas dos processos de tratamento que utilizei.

Semiótica

Fiz a escolha pelo preto-e-branco para direcionar a atenção aos grafismos da ação. Em certos momentos a cor é uma distração indesejada, principalmente quando os símbolos gráficos são muito presentes e importantes.

Em minhas fotos eu aplico bastante um conceito pessoal que chamo de "Fluxo de Causa e Efeito", onde evidencio ligações de três elementos: o "causador da ação" (A), a "ação executada" (B) e o "sofredor daquela ação" (C). Veja:


Esta representação pode ser objetiva (através de grafismos) ou subjetiva (através de simbologias ou ideias). A ligação resulta em uma linha de leitura que guia o olhar do observador pela imagem.

No caso destas fotos, deixei que os símbolos gráficos evidentes cuidassem disso: movimentos das mãos, feições faciais, posturas corporais, texturas de pele. Com a eliminação das cores os elementos e as linhas ficam reforçados, evitando assim distrações na percepção de detalhes semióticos importantes.

Técnica

Fiz as fotos com fotometrias que captaram detalhes em todas as faixas de luminosidade. Fiz assim para facilitar a edição, pois as cenas já foram capturadas com a conversão para preto-e-branco em mente. As fotos foram feitas em raw, coloridas.

O conceito consistia em criar uma dinâmica tonal acentuada (veja mais abaixo), com uma carga dramática clássica da fotografia dos anos 60. Na edição usei um mix de recursos do Nik Collection(DxO) e Photoshop/Camera Raw (Adobe).

Apesar de ter feito um tipo de fotometria que captasse texturas em todas as regiões, direcionei o tratamento para o alto-contraste obedecendo ao conceito pré-determinado, fechando os detalhes das regiões de sombra e intensificando as zonas de alto brilho.

Na separação de tonalidades usei bastante o aumento de luminosidade nos tons alaranjados para destacar áreas de pele. Isso também ajudou na melhoria do contraste e separaração de elementos graficos, principalmente as mãos.



Dinâmica tonal

Chamamos de dinâmica tonal as diferenças entre altas luzes ("highlights") e sombras ("shadows"). Quanto mais tonalidades houver entre áreas de contraste, maior será a dinâmica tonal. Quando há mais cinzas entre áreas claras e escuras, a dinâmica tonal diminui.

Isso atua diretamente sobre o contraste e influencia nos níveis de detalhamento das texturas nos extremos de luz. Perdi alguns detalhes nestas zonas, mas atendi ao meu propósito inicial de criar uma dinâmica mais dramática.



Homogeneização

Um fator importante é o uso do mesmo tipo de dinâmica tonal em todas as imagens, mantendo uma unificação visual que torne o conjunto de imagens em um ensaio coeso. A forma que eu uso para atingir a unificação é descobrir a média tonal da foto.

Para isso, descubro o cinza que corresponde à uniformização de todas as variações de luzes da foto, obtendo a luminosidade da cena que pode ir de 0% (preto profundo) a 100% (branco total). As imagens uniformizadas não devem diferir muito entre si. Caso as diferenças sejam grandes, a sensação de unidade no ensaio pode se perder.



Eu faço isso no Photoshop através da ferramenta Filter>Blur>Average, mas também pode ser usado o Filter>Blur>Gaussian Blur em intensidades altas, embora este método seja muito menos preciso.

Nestes exemplos vemos algumas fotos do ensaio e suas médias de luminosidade. Note que os valores percentuais de luminosidade não divergem tanto, ficando na faixa entre 39% a 61%:




Nesta outra comparação, com outras fotos de dinâmicas tonais muito mais distintas entre si, veja como as médias de luminosidade são muito mais divergentes.




Quando utilizamos dinâmicas tonais mais aproximadas, o ensaio se torna mais coeso e sólido. Isso é muito importante para a semiótica quando o ensaio trata de um único tema e possua imagens parecidas. Do contrário, as imagens se distanciam entre si, dificultando a impressão de que fazem parte de um único conceito. Isso fica bastante evidente no segundo exemplo.

Granulação

Adoro granulações! Na finalização, como sempre, inseri meu típico grão "de filme". Uso isso com frequência como identidade gráfica pessoal e reforço de texturas. Meu processo elimina o aspecto feio e duro das granulações digitais, resultando naquele ar "orgânico" e natural dos antigos e belíssimos filmes mais sensíveis. Não abro mão disso em trabalhos autorais!



Conclusão

Este foi meu método de trabalho neste ensaio. Nada disso foi determinado por acaso no tratamento, pois tenho o costume de pensar nas características de um ensaio antes de começar a clicar. Com isso consigo manter uma coerência honesta e linear entre os atos de fotografar (câmera na mão), dirigir meus modelos e finalizar o trabalho na edição. Penso no fluxo de ações como uma linha contínua e unificada. Para mim, isso melhora o resultado final e facilita a transmissão de mensagens ou conceitos!

Espero que este artigo tenha sido útil! Paz e boas fotos!

Hudson Malta


Se você gostou deste artigo e quer receber novidades diretamente em seu e-mail, assine nossa newsletter e fique atualizado!