Tire dúvidas sobre nossos cursos de fotografia!

image Montamos este texto para ajudar a tirar as suas dúvidas sobre nossos

Preciso ter uma câmera para iniciar o curso?


Não, mas ter uma em mãos ajuda bastante, principalmente para aproveitar as saídas fotográficas e as aulas em campo. Muitos alunos começam o curso sem câmera, e quando decidem comprar seu equipamento já possuem conhecimento necessário para fazer a melhor aquisição possível, com a máxima segurança e certeza. As primeiras aulas falam de equipamentos e tiram muitas dúvidas sobre qual a melhor solução para cada tipo de fotógrafo, portanto, se você não tem câmera e quer começar na próxima turma, não há problemas. Além disso, o curso conta com aplicativos simuladores que permitem o aprendizado sem o equipamento.




Qual câmera devo comprar?


Para o máximo aproveitamento nossos cursos se baseiam no formato Reflex com lentes intercambiáveis (DSLR), amplamente difundidas e acessíveis. Mas câmeras mais simples, como as compactas e superzoom, também podem ser utilizadas. Para alunos que estejam em processo de procura da sua câmera, recomendamos que aguardem até receber as informações da primeira parte do curso, onde falamos exclusivamente sobre equipamentos.




Os cursos cedem equipamentos aos alunos?


Não, exceto nas oficinas de MACROFOTOGRAFIA, onde os alunos podem utilizar objetivas e flashes especiais durante as aulas em campo.




Já fotografo, mas não trabalho com fotografia. Estes cursos servem pra mim?


Sim, pois estes cursos fogem do padrão, trazendo um ensino de fotografia bem diferente, baseado em COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PELA IMAGEM, e não apenas técnica fotográfica. Os temas são atualizados com frequência, de acordo com a evolução da nova linguagem fotográfica, do avanço da tecnologia, dos lançamentos da indústria e das tendências de expressão. Também são passadas muitas dicas funcionais do dia-a-dia de um fotógrafo, coisas que não estão escritas em nenhum livro. Além disso, há um poderoso e exclusivo material de apoio que traz programas interativos desenvolvidos especialmente para os assuntos tratados nos cursos, abrindo novas percepções para o aluno.




Já trabalho com fotografia mas quero aprender mais. O que há para mim?


Eventualmente produzimos oficinas profissionais de alto nível que tratam exclusivamente de assuntos técnicos e profissionais. Estes eventos são formatados para acrescentar e reforçar os conhecimentos de profissionais da fotografia. São eles:





  • Photoshop Avançado para Fotógrafos
  • Produção, Impressão e mercado Fine Art
  • Fotometria Avançada
  • Composição Criativa
  • Fotografia Digital Preto-e-Branco
  • Flash Dedicado e iluminação "Strobist"
  • Macrofotografia

Novos temas são criados eventualmente, sempre voltados para o nível profissional.




As aulas são teóricas ou práticas?


Todos os nossos cursos procuram mesclar teoria com prática de forma equilibrada, sempre contando com aulas em campo onde o aluno pode aplicar os conceitos já aprendidos, enquanto aprende novos truques. Cada uma dessas aulas práticas é analisada em sala de aula posteriormente, onde os resultados fotográficos são estudados e avaliados. As oficinas profissionais são sempre 100% práticas.




Tenho um objetivo definido com a fotografia, gosto de fotografar certos temas. Como os cursos servirão aos meus propósitos?


O teor dos ensinamentos dos nossos cursos é muito amplo, e o método utilizado é extremamente aberto. Não apresentamos a fotografia como algo técnico e restrito, e sim como uma forma de comunicação e expressão artística. Com este conceito pluralista e universal, conseguimos fazer com que as aulas atendam aos mais variados propósitos e estilos. De posse dos conceitos, o aluno pode aplicar as informações recebidas com sucesso na sua fotografia, seja ela como for.




Como faço o pagamento dos cursos?


Você pode pagar à vista com descontos substanciais ou à prazo, via Cartão de Crédito. Alunos e ex-alunos contam com descontos extras.




O curso emite certificados?


É emitida um certificado de conclusão ao final do curso, mas apenas para os aluns que atendam às exigências abaixo:

  • Presença em 100% das aulas
  • Conclusão do pagamento
  • Entrega de todos os trabalhos exigidos no decorrer das sulas
  • Apresentação do T.C.C (Trabalho de Conclusão de Curso)

Estas normas foram criadas para aumentar a qualidade do ensino, e não abrimos mão disso. Alunos que precisem faltar algum dia podem fazer a reposição da aula perdida em horário pré-combinado.




O que é o T.C.C.?


O T.C.C é a finalização do curso, a nossa principal ferramenta para consolidar a qualidade do que ensinamos. É também a exigência maior para a entrega do certificado. É constituído por um ensaio fotografico realizado sob tema sorteado, que deve ser entregue e apresentado ao final do curso. Este trabalho passa por julgamento e exposição pública, e é analisado sob regras bastante rigorosas. Este recurso foi criado com sucesso em 2014 com o objetivo de elevar a qualidade do curso e consolidar o nível dos alunos formados.




Qual o tamanho das turmas?


Temos um número máximo de 10 alunos por turma. O motivo é manter o caráter de exclusividade do curso, garantindo a qualidade do ensino. Em média, as turmas são formadas com 7 alunos. Algumas oficinas podem aceitar um número maior de alunos.




Há limite de idade para os cursos?


Preferimos não colocar jovens com menos de 16 anos nas turmas, mas exceções podem ocorrer.




Onde são realizadas as aulas em campo?


Nos mantemos nos limites urbanos da cidade de Teresópolis/RJ, mas eventualmente são feitas viagens especiais, com visitas em caravana para exposições, mostras e festivais.




Onde são realizadas as aulas internas?


Nossas aulas são realizadas em nosso próprio estúdio, no bairro de Agriões, em Teresópolis/RJ, em um ambiente doméstico e informal. Procuramos levar ao aluno a experiência integral de vivenciar um ambiente 100% artístico e fotográfico, aproveitando um espaço onde se fala de cultura e arte o tempo todo. E sem exageros, fazemos simplesmente o melhor café do mundo para o cofee-break de cada aula!!!




Ainda tem alguma dúvida? Então mande uma mensagem para nós, teremos o maior prazer em responder!


Se você gostou deste artigo e quer receber novidades diretamente em seu e-mail, assine nossa newsletter e fique atualizado!