Aplicativo simulador recebe melhorias!

image
Você não "tira" uma foto, você a constrói.
Ansel Adams

Olá, amigos! Aproveitando o início de uma nova turma de fotografia em MAIO/2017, resolvi criar melhorias em um dos aplicativos-simuladores do curso. São alterações que já estavam na fila há um tempo, e finalmente estão concluídas!

A fascinação pela qualidade fotográfica não para nunca aqui no estúdio!

O que são estes aplicativos?

Os aplicativos-simuladores são vários programinhas que criei para turbinar meu curso de fotografia, aproveitando o "background" que também tenho com programação de computadores e sistemas digitais. Eles são utilizados na sala-de-aula para explicar diversos temas da fotografia de forma lúdica, ativa e moderna. O sistema em questão, que recebeu um upgade, é o ANALISADOR DE FOTOMETRIA & ZONAS, que construí em 2016 para o CURSO AVANÇADO DE FOTOGRAFIA EM PRETO-E-BRANCO.

Conheça meus simuladores exclusivos!
Saiba mais sobre os cursos e workshops de fotografia!


Neste curso de PB (que sempre é um marco quando acontece!) o sistema de análise de fotometria ajudou bastante a explicar e explorar os conceitos do Zone System, do mestre Ansel Adams, que é de grande ajuda na medição da luz correta. O aplicativo exibe diversas informações sobre a fotometria em qualquer foto, colorida ou PB, dando ao fotógrafo um material valioso para análise sobre a forma como ele está medindo a sua luz.

E agora, para 2017 resolvi melhorar seus recursos, adicionando também SUGESTÕES DE DIAFRAGMA e as ANÁLISES DE EXPOSURE VALUE (EV), tornando melhor o que já estava muito interessante.

pic1

Resolvi também ampliar o uso dele no CURSO INTEGRAL, tanto na versão STANDARD quanto na PREMIUM, e também no CURSO DE TRATAMENTO DE IMAGENS. Já que o tema fotometria avançada é tratado com frequência por aqui, então, nada melhor do que usar esta grande ferramenta de forma mais intensa! Sou bastante crítico com tudo que fazemos aqui, e quem ganha é sempre o aluno.

pic1

Como o programa funciona?

A base de tudo é o Zone System, criado em meados de 1940 por Ansel Adams e Fred Archer. Eles desenvolveram um processo que facilita a leitura de luz da cena, levando a resultados mais exatos. Este conceito é usado até hoje nos sistemas modernos. Então, criei um algoritmo que lê a luminância dos pixels da foto e retorna números úteis, como:

- Valor RGB em cada região
- Índices de luminosidade
- Posição da região na Zone System
- Média de valores dos pixels
- Sugestão de diafragmas nas leituras pontuais (novo para 2017!)
- Análise de EV para "exposição correta", "subexposição" e "superexposição" (novo para 2017!)
- Leitura de imagens em qualquer resolução (novo para 2017!)

pic1
Novidades de 2017: Sugestões de diafragma (´f-stops´) e análise de EV.

A simulação é feita com medições "Spot" sobre qualquer área da imagem, pixel a pixel. Basta carregar a foto e arrastar o cursor sobre ela: os dados para análise aparecem instantâneamente na lateral direita. Para facilitar o estudo, o sistema ainda permite que a imagem seja simplificada através de "médias visuais", com efeitos de Posterização, Mosaico, Desfoque e Contraste (veja o vídeo mais abaixo!).

Deu trabalho, ô se deu. Mas confesso que foi uma grande diversão construí-lo! Ainda não vi nada parecido por aí.

Este programa é exclusivíssimo do meu curso, só está disponível aos meus alunos. Ele se junta aos outros módulos (veja aqui) reforçando o time de ferramentas do curso para garantir que os alunos tenham experiências cada vez melhores aqui. O objetivo sempre será a excelência, o alto nível e o valor agregado.

E tem mais aplicativos na prancheta! O "crazy train" não pode parar!

Para ilustrar este artigo, usei algumas imagens do meu job no show de lançamento do EP da banda Little Mou. Clique aqui, saiba mais e veja as fotos!

Assista ao vídeo com a ferramenta em ação!


pic1

pic1
Imagem original (acima) e em análise sob o método "Mosaico".


pic1
Imagem em análise sob o método "Posterização".


pic1
Imagem em análise sob o método "Mosaico".



Se você gostou deste artigo e quer receber novidades diretamente em seu e-mail, assine nossa newsletter e fique atualizado!